segunda-feira, 18 de maio de 2009

Altair


A formiga tem uma vida curta. O lenço de papel tem uma vida curta. A pasta dos dentes tem uma vida curta. O protector solar tem uma vida curta. O caracol tem uma vida curta. As bebidas têm uma vida curta. A bateria de um telémovel tem vida curta. Um lápis tem vida curta. Um perfume tem vida curta. Um vela tem uma vida curta. Os "Donuts Berlim" têm uma vida curta. O papel de embrulho tem uma vida curta. Um saco do lixo tem uma vida curta. Um batôm tem uma vida curta. Um verniz para as unhas tem uma vida curta. Um envelope tem uma vida curta. Os chocolates têm uma vida curta. A borboleta tem uma vida curta. As pipocas (salgadas) têm uma vida curta. As pastilhas elásticas têm uma vida curta. Os ovos têm uma vida curta. Os detergentes têm uma vida curta. O livro de matemática do secundário tem uma vida curta. As bolachas de manteiga têm uma vida curta. As massinhas com carne por dentro têm uma vida curta. O papel higiénico tem uma vida curta. Os fósforos têm um vida curta. As velas de aniversário têm uma vida curta. Uma banana na mão de um macaco tem uma vida curta. Os copos e os pratos de plástico têm uma vida curta.


Mas as estrelas, as estrelas podem viver vários bilhões de anos. Têm uma vida longa, poderosa, luminosa, são portadoras de uma forma única e singular, o seu brilho é capaz de alcançar distancias inter-galácticas e desde o nascimento até à sua fragmentação e dissipação são 500 mil as histórias que têm para contar. A Alpha Aquilae, conhecida como Altair, nome de origem árabe que significa "Aguia voando" é a estrela mais brilhante da constelação de Áquila. Tem uma magnitude aparente 0,89, magnitude absoluta 2,4. É oito vezes mais luminosa que o Sol. A sua temperatura superficial é de 8600K. Possui um movimento próprio de 0,658 segundo de arco por ano (1º em 5470 anos) e uma velocidade radial de -26km/s. A sua distância à Terra é de 16 anos-luz.
Vai fazer 77 anos, no dia 28 de Maio, que esta estrela existe. A unica singularidade é que em vez de estar pendurada no céu, está pendurada no meu coração há 24 anos e muito bem coladinha ao Planeta Terra (fui eu que a colei com "super-cola 3", não a deixo ir a lado nenhum!). Adoro observar e acarinhar o teu brilho todos os dias, faz-me sentir uma estrela também. Brilha para mim. Brilha muito para mim e ao pé de mim. 77 anos não são bilhões de anos (até posso ser péssima a matemática, mas para aquilo que me interessa, sei muito bem certas coisas..), está muito longe disso, logo, esta estrela tem muito e muito e muito para viver. E eu muito tenho para aprender com ela.


P.Sawyer*

2 comentários:

  1. Perfeito!
    Adoro as estrelas, tanto que no meu Orkut, as duas frases referem-se à estrelas...
    "Permite que eu volte o meu rosto
    para um céu maior que este mundo,
    e aprenda a ser dócil no sonho
    como as estrelas no seu rumo."

    Cecília Meireles


    As cidades
    são como as estrelas;
    é preciso amá-las
    para entendê-las."

    Flávio Villaça

    ResponderEliminar