domingo, 24 de maio de 2009

"Cada um é como cada qual"


"Cada um é como cada qual!" (odeio esta expressão e abomino ainda mais as pessoas que pensam que ao utilizá-la estão a prestar provas da sua inteligência popular). Mas, num extremo muito "extremo" dos "extremos"... efectivamente, "cada um é como cada qual" e contra isso não há muito a dizer. Todos temos as nossas manias, as nossas particularidades (e peculiaridades), as nossas teimosias e os nossos hábitos. E, a cima de tudo, há que saber respeitar e saber conviver com todas essas caracteristicas do próximo, ou não fosse isso o princípio chave do tão aclamado e amado "viver em comunidade" (adoro clichés, fazem me rir ás gargalhadas. E para aqueles que estão menos actualizados, até já existe "O livro dos Clichés". Fantástico!). Há uns dias estava a jantar e comecei a pensar na minhas manias na forma como me alimento. Não tem nada a ver com os alimentos que como até porque ai sou exactamente igual a tudo e a todos. Ao que me referia é a forma de ingerir os alimentos, e é fácil perceber se colocar algumas questões aleatórias: alguma vez nesta vida alguém foi buscar uma azeitona ao pratinho com um garfo? EU! Quem é que come pizza de faca e garfo, e sempre a começar pela massa e pelos cantos? EU! Quem é que come churrasco de faca e garfo? EU! Quem é que descasca camarões de faca e garfo? EU! E existem tantas coisas que até tenho vergonha de expôr...! Mas a das azeitonas é uma máximo. E tudo isto tem de ter uma explicação, e a única coisa que me vem à mente é o facto de quando era pequenina nunca me ter dado muito bem com o mexer em plasticina, em cola, em areia, em terra ou em lama. Enfim, todas as crianças têm essa paranoia de adorar mexer e remexer em tudo o que é mole e especialmente porco e a cheirar mal. Nesse aspecto sempre fui muito "menininha". Detestava sujar-me e muito menos andar a brincar com substâncias com texturas duvidosas. Ás contas da minha selectividade do brinquedo a escolher quando tinha 4 aninhos e um mundo à minha volta para explorar, hoje tiro as azeitonas dos pratinhos com um garfo. Podia ter sido bem pior, mas nunca fiando: "Cada um é como cada qual"!


P.Saywer*

1 comentário:

  1. Engraçado que a pizza e o churrasco só me sabem bem de faca e garfo...

    "cada um é como cada qual" mas há sempre características comuns...e essas características, quando alicerçadas a uma química ou telepatia diferente de todas as outras, resultam em algo...diferente.

    "cada um é como cada qual"...há quem coma pizza de faca e garfo, há quem troque relógios e pulseiras para sentir o cheiro do outro vezes e vezes sem conta...

    A questão é que visto por dentro, é algo bonito e com muito para contar.

    keep writing,

    a.a.c*

    ResponderEliminar