sexta-feira, 3 de abril de 2009

"From the new school to the old school"


Normalmente as coisas boas aparecem sem estarmos preparados, assim numa espécie de presente pequenino (embrulhadinho em papel roxo cintilante e com um lacinho dourado perfeito no topo) que alguém nos deixa atrás da árvore de Natal e que por esquecimento fica ali a noite toda...e só quando todos já se foram deitar é que nos apercebemos que ficou esquecido, e que até era para nós. Por ter ficado esquecido torna-se inesperado e, consequentemente, o melhor presente da noite. A surpresa, nunca antes prevista nem imaginada.
Nem deveria existir introdução para "isto", mas a verdade é que torna-se tão avassalador e inesperado, que é quase impossivel descrever as reacções fisícas que temos quando recebemos uma noticia destas: PLACEBO vão regressar a Portugal, dia 10 de Julho no Passeio Maritimo de Algés - Festival Oeiras Alive 2009. Cresci a ouvir Placebo, e ao lado de muitas outras bandas (e que por acaso tive sorte de ter vivido uma adolescência repleta de música e de bandas que faziam, e continuam a fazer, algumas delas, um trabalho excelente, tornando-se símbolos de uma geração), ganhei o gosto pela "boa" música nessa mesma altura e, desde entao, não imagino a minha vida sem ouvir certos e determinados acordes. Antiquada, nunca! Orgulhosa e sortuda por ter vivido, ouvido e visto (continuo a aguardar pacientemente a vinda a Portugal dos Silverchair...) tudo aquilo que, para mim, foi fundamental na adolescência de todas as pessoas que nasceram nos anos '80. Fez parte, e continua a fazer, da nossa identidade enquanto pessoas, dos nossos gostos, das nossas fantasias, dos nossos desejos, da nossa ansiedade por sentir bem de pertinho a energia daquela banda.. daquele "movimento", das suas crenças e das suas aspirações enquanto músicos. Não se deixem enganar, por de trás de uma voz, de umas guitarras, de um baixo, de uma bateria e de um conjunto de luzes muito bem prepadas e sincronizadas está sempre um sonho. Está sempre alguém que esperou tempos infinitos pelo reconhecimento e pela visão (que não duvido ser única) de montanhas de pessoas a aplaudirem e a seguirem as suas letras. O Brian Molko pode muito bem só ver cabecinhas e bracinhos no ar, e quanto muito ouvir as nossas vozes a cantar em uníssono, mas para alguns de nós, Placebo é muito mais do que uma banda e do que músicas incriveis: é uma referência e um marco nas nossas vidas, na minha vida.
"Eles" vão regressar, não era de todo esperado, "eles" vem para promover o novo CD que vai sair em Junho (“Battle for the Sun”), e mais uma vez estarei lá. E com os mesmos olhos que os viu pela primeira vez no Coliseu do Porto em 2002, vou fazer uma super viagem ao passado. E como tão bem diz Brian Molko: "From the new school to the old school":



Bioninc: http://www.youtube.com/watch?v=K1tCW2y9OzA&feature=related

Pure Morning: http://www.youtube.com/watch?v=EhpJVBVrkoc&feature=related

Nancy Boy: http://www.youtube.com/watch?v=VPOqK9xJVQI&feature=related

36 degrees: http://www.youtube.com/watch?v=fXD9IUq9r3I

Every me and Every you: http://www.youtube.com/watch?v=0PAGb3Y2jKw

My sweet prince: http://www.youtube.com/watch?v=SYcq0znYGVk&feature=related

Without you i'm nothing: http://www.youtube.com/watch?v=DaDXB54aAV8&feature=related


P. Sawyer*

1 comentário:

  1. Sinceramente não tive o mesmo prazer que tu, de crescer a ouvir PLACEBO... é uma 'coisa' recente na minha vida :) * mas o facto de partilhar isto contigo ainda os torna mais especiais **

    estamos sempre a aprender, e nao sao so os chamados 'conhecimentos' em si, pequenos bons gostos tambem se aprendem*

    my princess light*

    OeirasAlive'09 :D

    fi.

    ResponderEliminar