sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Quase início da Primavera


O castelo era grande e branco, tinha uns muros baixinhos e ao seu redor um belo e bem tratado jardim dava vontade de correr e jogar à bola a tarde toda. Apesar de não ser apaixonada por cães, não me esqueci da cadela, apesar do seu nome não me ter ficado na memória até hoje. Mas sim, existia uma cadela, bem bonita por sinal. E quando se anda perdida num mundo novo, a tentar descobrir e absorver todos os pormenores, o ideal é despistar os "empregados" e as pessoas que tinham por obrigação cuidar e manter aquele castelo profundamente perfeito e encantado. Tinha muitas escadas, escadas que nos faziam subir, mas tb existiam escadas que nos faziam descer. Nunca percebi muito bem qual seria o melhor refúgio no meio de tantos compartimentos, mas nunca deixei de acreditar que aquelas escadas, com uma inclinação bastante acentudada, iam direitinhas ao último andar e ao paraiso. Era tão simples subi-las, desce-las é que era difícil. Adorava andar de sandálias, e por vezes descer escadas com tamanha inclinação fazia-me ter medo. Era uma espécie de adrenalina saudável, ainda hoje é o dia que me lembro da ajuda que aquelas escadas me deram quando se decidia jogar ás "escondidinhas", era lá o meu esconderijo preferido. Adorava usar fitas com grandes laços no cabelo, e o habitual movimento de tirá-las constantemente e dar-lhes um jeitinho para que estivessem sempre perfeitas era quase um ritual mágico. E ai sim, dentro do castelo branco era preciso estar sempre impecávelmente bem, e apesar de nunca ter percebido isso de forma clara, hoje parece evidente o tempo que demorava a ver se a franja estava milimétricamente igual e se a fita com o grande laço estava a condizer com o que levava vestido. Ao final da tarde, pisava a relva (normalmente húmida e brilhante, era Inverno. Quase início da Primavera..), e ao dirigir-me para o coche roxo puxado por cavalos amarelos e cintilantes, demorava à volta de 10 minutinhos a regressar ao meu reino. Se existisse mp3 naquela altura, o meu estaria a tocar "Eu não sei dizer" dos Silence 4.

*nunca mais fiz pulseiras de missangas coloridas...

P.Sawyer*

Sem comentários:

Enviar um comentário