quarta-feira, 11 de março de 2009

Pensar

Pensar: um verbo. Não atrapalha ninguem, até é facil de escrever, não é nada dificil de ser conjugado e é usado na maioria das vezes por pessoas que nem sabem o que realmente quer dizer e que acabam por banalizar esta palavra (verbo: nome dado à classe gramatical que designa uma ocorrência ou uma situação). Eu própria nunca tinha "pensado" (na verdaderia ascenção da palavra e do tamanho peso e significado do acto em si) até ter chegado ao carro, num dos dias da semana passada, creio que foi mesmo na 2ª feira, e ter prestado atenção a um flyer que me tinham deixado no pára-brisas do carro. Tipicamente, e como qualquer pessoa que não está com paciência para ler porcarias de publicidades que só servem mesmo para gastar papel e tinta, lá ia eu toda contente deitar fora o tal flyer. Mas algo me chamou atenção. Esta escrito "Fernando Pessoa", e confesso que numa primeira olhadela só me cativou porque pensei que poderia estar relacionado com a universidade. Percebi, entretanto, que só tinham pegado no nome do senhorzinho porque estava escrita uma citação dele na parte de baixo. Não vou fazer publicidade ao que estava a ser "publicidade" no flyer (óbvio, não estou a receber mais por isso!), mas vou fazer "publicidade" a um dos pensamentos mais maravilhosos e ás palavras mais acertadas que alguém poderia escrever sobre o "Pensar". Acreditem, isto é conteúdo para vos deixar a matutar no substrato durante alguns minutos.. quem sabe horas, se realmente ficarem tão bem impressionados como eu fiquei. Nesse dia, o caminho da universidade até casa foi feito em piloto automático. Não me recordo de ter metido uma unica mudança. Deliciem-se..





"A maioria das pessoas pensa com sensilbilidade, eu sinto com pensamento.

Para o Homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver .

Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar."



Fernando Pessoa



(Que entres em "piloto automático" esta noite, Filipa Aires. Com o simples acto de pensar e de saber viver, ao mesmo tempo que sentes.. repara, nada mais é do que o "alimento de pensar")



P. Sawyer*

2 comentários:

  1. Pensar, pensar... penso em ti.
    Mais do que penso em mim.
    Mais do que um flyer com um pensamento, é um decreto lei, talvez um testamento.
    E nesta viagem, não quero piloto automático... quero agarrar bem no volante e sentir todas as imperfeições da estrada, todos os altos e baixo, saboreando cada centimetro percorrido.

    Porque já dizia Miguel Torga:

    "O importante não é chegar... é partir."

    ResponderEliminar
  2. O pensamento pode ter elevação sem ter elegância, e, na proporção em que não tiver elegância, perderá a ação sobre os outros.
    A força sem a destreza é uma simples massa.

    Sentir é criar.
    Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o universo não tem ideias."

    PumpQueen

    ResponderEliminar